Revista Cientifica Miesperanza
http://www.miesperanza.periodikos.com.br/article/60f79ee8a9539571bd6e4a03
Revista Cientifica Miesperanza
CIENTIFICO

REFLEXÕES SOBRE LIDERANÇA

Dr. Zilmar Ferreira Freitas Psicanalista, Analista Didata e Psicopedagogo @drZilmarfreitas

Downloads: 0
Views: 1284

Resumo

,Dr. Zilmar Ferreira Freitas

Um dos filósofos mais conhecidos da história já dizia: “fazer grandes coisas é difícil, mas comandar grandes coisas é mais difícil”. A frase, entre as inúmeras de Friedrich Nietzsche, aborda o desafio de estar à frente de uma equipe ou de um projeto.

Rafael Zimichut diz: "O verdadeiro líder não é aquele que sabe aonde ir, e sim onde encontrar pessoas que vão com ele para onde for..."

Um bom líder é aquele que inspira os outros a seguirem o caminho que ele traçou.

John Quincy Adams, diz: “Se suas ações inspiram outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e tornar-se mais, você é um líder.”

Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra.

Abraham Lincoln diz: A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.

David R. Gergen, diz: “O papel de um líder é aumentar as aspirações das pessoas para o que elas podem se tornar e liberar suas energias para que elas tentem chegar lá.”

Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo.

Um líder é alguém que conhece o caminho, corre ao longo do caminho e mostra o caminho.

Ronald Reagan, diz: O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. Ele é aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas.

Jack Welch diz: “Antes de você ser um líder, o sucesso é crescer sozinho. Quando você se torna um líder, o sucesso é crescer em outros.” –

Brad Bradley diz: “A grandeza de um líder é medida pelas realizações dos liderados. Este é o teste final de sua eficácia.”

O líder visionário é aquele que sempre enxerga à frente porque sabe que o futuro não é a mera repetição do passado. Mais ainda, sabe que o futuro não é um lugar a ser conquistado, mas sim um lugar que precisa ser criado.

Líderes visionários sabem construir sonhos ambiciosos e desejáveis, porque são convictos de que é a partir da idealização de sonhos que se constrói o futuro. Mas o mais importante: não são egocêntricos. Eles não guardam seus sonhos somente para si, pelo contrário, compartilham sua visão e trabalham intensamente para cooptar as pessoas e fazer dos seus sonhos, os sonhos de todos.

O líder visionário não é, em essência, individualista. Sabe que precisa das outras pessoas e que, apenas a partir de esforços sinérgicos, poderá realizar seus sonhos. Mas ao fazê-lo, ele não se torna o único dono. Sabe reconhecer e valorizar aqueles que lutaram por seu ideal e, acima de tudo, sabe dividir os louros da vitória.

Há um ponto que precisa ser esclarecido: o líder não nasce pronto. Embora algumas características inatas possam favorecer sua formação, o líder precisa ser construído. E não há formula ou receita mágica para isso. Assim como, para aqueles que desejam se tornar um líder destacado, faz-se necessário muito estudo e experimentação prática, para aqueles que querem se tornar um líder pleno, é preciso muito empenho, dedicação e, principalmente, deixar-se ser liderado para estar pronto a liderar..

Nietzsche afirma que somos livres para negar os valores a nossa volta e escolher nossos próprios valores. Ao "tu deves" devemos responder com o "eu quero". É a vontade de poder que permite ao indivíduo que se auto elege desenvolver seu potencial máximo de modo a tornar-se um super-homem ou um ser além-do-homem - isto é, que se coloca acima da massa....

Nietzsche identifica o "super-homem" em personagens como Napoleão, Lutero, Goethe e até mesmo Sócrates (não por suas ideias, mas pela coragem de levá-las às últimas consequências). Enfim, no líder que tem vontade de poder, que ousa tornar-se o que realmente é. É assim que se afirma a vida e se pode atingir a auto-realização....

Naturalmente, o filósofo sabe que isso não vai abolir os conflitos e nem se preocupa com isso, pois considera os conflitos como um estímulo. De resto, querer abolir a competição, a derrota e o sofrimento é o mesmo que pretender abolir a lei da gravidade....

Palavras-chave

Liderança não é sobre titulos, posições ou fluxogramas.  É sobre uma vida influenciando outra.  John C. Maxwell

Publicado em:
21/07/2021

60f79ee8a9539571bd6e4a03 1626464794 Articles
Links & Downloads

Miesperanza Cientifica

Share this page
Page Sections